FRIDA KHALO

 “Eu não estou doente, eu estou despedaçada, mas  sinto-me feliz por estar viva enquanto puder  pintar.” (Frida Kahlo)

                                                                                Painel exposto no Bloco A4 da Escola Secundária da Srª da Hora


Conhecida internacionalmente como FRIDA KHALO

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu no México, em 6 de julho de 1907. Foi uma artista à frente do seu tempo, tendo a sua trajetória sido marcada pela força de vontade, sofrimento, paixões e luta.

Frida acreditava que podia mostrar com as suas pinturas, tudo o que se passava na sua vida, nas mais variadas circunstâncias.

Frida reconhecia-se como “filha da revolução”, já que passou parte da infância entre tiroteios ocorridos durante a  Revolução Maxicana de 1910.

Ainda jovem, com 18 anos, sofreu um acidente, quando um camião chocou com o elétrico em que ela estava. Na colisão, uma barra de ferro atravessou o corpo de Frida. Por esse facto ela ficou acamada, imóvel e engessada por um período muito longo. Também foi submetida a mais de 30 cirurgias, a fim de tentar melhorar os danos e ferimentos causados pelo acidente.

Contudo, foi nesse período que a pintura entrou na sua vida, já que foi assim que Frida conseguiu passar o tempo e expressar os seus sentimentos e pensamentos.

Em 1953, o estado de saúde da artista piorou, levando à amputação dos seus pés devido a forte gangrena. Foi nesse momento da sua vida que ela disse a frase: “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”. 

Frida Kahlo faleceu em 13 de julho de 1954, aos 47 anos, no México, por embolia pulmonar.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biografias/frida-kahlo.htm

No separador CURIOSIDADES vê os trabalhos que esta artista pintou.