CURIOSIDADES


Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci

A pintura mais famosa do mundo é também uma das obras com mais factos curiosos e mistérios. Mona Lisa (La Gioconda, em italiano) é um pequeno quadro de 77 x 53 cm que se enconta no Museu do Louvre, em Paris.

Pintado entre 1503 e 1506, esse óleo sobre madeira exibe o retrato de uma mulher jovem com olhar e sorriso enigmáticos.

Em 2015 foram feitos estudos com alta tecnologia para verificar as diversas camadas de tinta e constatou-se que existem, na verdade, quatro retratos distintos na obra, três deles ficaram escondidos atrás da Mona Lisa que hoje conhecemos.

Outra curiosidade interessante descoberta nesse mesmo estudo é que, ao contrário do que se imaginava, Da Vinci pintou cílios e sobrancelhas na retratada, mas na pintura atual não se nota.

Além disso, a tela  foi roubada no início do século XX, em 1911. Na ocasião  suspeitou-se do pintor Pablo Picasso, mas depois  soube-se que um ex-funcionário tinha retirado a obra do museu e tentado vendê-la. Assim, se recuperou a tela.

São muitas as especulações e histórias que rondam a Mona Lisa, o que contribui ainda mais para a sua fama.

(in Cultura Genial)

___________________________________________



Já  ouviste  falar  em   Banksy?

no separador VÍDEOS encontras mais informação



______________________________________________


🎄Origem da Árvore de Natal


A árvore de Natal é um dos principais símbolos desta data comemorativa, e as suas origens remontam aos povos pagãos que viam as árvores como um símbolo da fertilidade.
O aparecimento da árvore de Natal moderna é alvo de controvérsia. Existem aqueles que dizem que ela surgiu em Talinn (atual Estónia) em 1441, enquanto outros falam que ela surgiu em Riga (atual Letónia) em 1510. 

Há ainda quem diga que ela surgiu em Bremen (atual Alemanha) no século XVI. 
Apesar da polémica sobre a origem da árvore de Natal, sabe-se que este símbolo foi herdado das religiões pagãs da antiguidade. Os romanos, por exemplo, durante a Saturnália, festival em homenagem ao deus Saturno, usavam árvores para enfeitar os templos. Já os egípcios usavam palmeiras durante os rituais de adoração a Rá, o deus Sol.
A  ideia de colocar árvores com folhas permanentemente verdes dentro de casa estava associada à ideia de garantia de fertilidade. Com o passar do tempo e à medida que a Europa era cristianizada, a árvore como símbolo pagão foi aos poucos integrada aos costumes cristãos.


_____________________________________________


 Quem é   Ai Wei Wei?








https://www.guiadasartes.com.br/ai-wei-wei/biografia